UFOP Acelera abre inscrições para empreendedores

Setembro 17, 2019

fique atento

As inscrições ficam abertas até o 23 de setembro e qualquer pessoa pode se candidatar, independente de possuir vínculo ou não com a UFOP. Acesse o edital.

Há dois tipos de candidatura: isoladas e em equipe. Enquanto candidaturas em equipe precisam apresentar um projeto empreendedor, as candidaturas isoladas podem acontecer com ou sem projeto. Há 50 vagas disponíveis, sendo 5 vagas para candidaturas isoladas e 45 vagas para candidaturas em equipe.

Todos os participantes recebem certificado de participação nas atividades que estiverem presentes. Participantes que finalizarem o programa com êxito receberão um certificado de conclusão, como um "Empreendedor Graduado do UFOP Acelera 2019". Estudantes de pós-graduação da UFOP que forem aprovados no programa poderão participar como estudantes matriculados na disciplina PCC-105 - Ações Empreendedoras em Tecnologia.

O UFOP Acelera será realizado através de encontros presenciais e atividades práticas semanais a serem realizadas pelas equipes fora do horário das sessões. Os encontros presenciais acontecem duas vezes por semana. O primeiro encontro da semana (às segundas-feiras) reúne todos os participantes em uma sessão aberta à comunidade, com a participação dos mentores convidados.

Confira no edital o cronograma completo da seleção e mais informações.

EVENTOS - Serão realizados dois eventos no Campus Morro do Cruzeiro para apresentação do programa:

Na próxima terça-feira (17), às 19h, no auditório do ICEB, o coordenador do UFOP Acelera, Álvaro Pereira Júnior, participa de um bate-papo para uma apresentação geral do programa e para esclarecer dúvidas da comunidade.

Já no dia 23 de setembro, o ex-aluno da UFOP e cofundador da UseMobile, Conrado Carneiro, conta um pouco de sua trajetória, de como a participação em ambientes e programas de inovação pode ajudar no desenvolvimento de startups e das expectativas que os empreendedores da UFOP podem ter com relação ao programa de aceleração. Vai ser a partir das 19h, no auditório do ICEB.

O PROGRAMA - O UFOP Acelera é um programa piloto da Universidade desenvolvido pelo Centro de Referência em Incubação de Empresas e Projetos de Ouro Preto (Incultec). Seu objetivo é fomentar o desenvolvimento de novos negócios, através da atividade de pré-aceleração de projetos empreendedores de sua comunidade, em conexão com o ecossistema de empreendedorismo e inovação da região e do estado de Minas Gerais.

INCULTEC - O Incultec, vinculado à Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propp) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), é responsável pelo apoio institucional à criação e consolidação de ambientes de inovação, incluídos incubadoras de empresas, parques e polos tecnológicos, espaços de coworking, criação e desenvolvimento de startups spin-offs, visando à formação de um ambiente propício ao desenvolvimento econômico e social.