BIOGEL COM NANOPARTÍCULAS PIEZOELÉTRICAS, PROCESSO E USO (BR 10 2021 018255-5)
A presente tecnologia se refere a um biogel contendo nanopartículas piezoelétricas e seu processo de produção. Se refere também ao seu uso, para a produção de medicamentos com atividade osteoindutora. O processo proposto consiste na utilização de colágeno de baixo custo em forma de scaffolds em associação com nanopartículas de BaTiO3 (NPTB) piezoelétricas, para formação de biogéis. Os biogéis da presente tecnologia apresentam a capacidade de promover a osteocondução e a osteoindução de células da linhagem osteoblástica in vitro sem a necessidade de suplementação com fatores químicos osteoindutores. Quando utilizados in vivo possuem o potencial de otimizar o processo de reparo tecidual podendo ser administrados nas áreas de defeito ósseo após procedimentos cirúrgicos. Além disso, o biogel possui a vantagem de ser de fácil produção, baixo custo e biocompatível.
PROCESSO DE PREPARAÇÃO DE SENSOR HÍBRIDO COM LIMITADOR DE CORRENTE ELÉTRICA PARA MONITORAMENTO E CONTROLE DE FLUXO DE LÍQUIDOS E GASES, SENSOR HÍBRIDO PARA MONITORAMENTO DE CONCENTRAÇÕES DE AGENTES QUÍMICOS, FÍSICOS E BIOLÓGICOS EM LÍQUIDOS E GASES E SEUS USOS (BR 10 2018 075563-3)
A presente invenção tem como principal objetivo desenvolver um novo sensor de gás amônia, cujo princípio de operação baseia-se na dependência da limitação de corrente elétrica na presença de diferentes concentrações de amônia, que seja flexível, reprodutível e estável. Para o desenvolvimento dos filmes, utilizou-se polianilina (PAni) e nanopartículas de óxido de índio estanho (ITO), que por meio da técnica de eletrônica impressa (rotogravura), foram depositados em substrato flexível de polietileno de alta densidade (PEAD). Os resultados obtidos mostraram que: (i) os sensores desenvolvidos apresentaram respostas de limitação de corrente elétrica para variadas concentrações do gás amônia; (ii) apresentaram um comportamento típico da teoria de percolação; e (iii) com a adição do material inorgânico o sensor se tornou mais estável para medidas de gás. Portanto, o sensor desenvolvido à base de PAni e ITO pode ser considerado um novo sensor limitação de corrente elétrica.
PROCESSO DE PREPARAÇÃO DE DISPOSITIVO FLEXÍVEL PARA TERAPIA COM LUZ, APARELHO DE FOTOTERAPIA NEONATAL VESTÍVEL COM USO EM CONTATO COM A PELE PARA TRATAMENTO ININTERRUPTO DE SER VIVO COM LUZ (BR 10 2018 075042-9)
A presente invenção pertence ao campo de dispositivos de fototerapia com luz, mais especificamente, trata-se de um novo dispositivo de tecnologia vestível à base de materiais poliméricos, para tratamento ininterrupto da icterícia neonatal, com controle de temperatura e utilizado junto ao corpo de recém-nascidos. Além disso, o dispositivo flexível apresenta como características a biocompatibilidade, módulo de elasticidade próximo ao da pele, flexibilidade e transparência. Como fonte de iluminação foram utilizados LEDs e como forma de garantir a segurança térmica do sistema, utilizou-se bolsas de água, soldadas termicamente nas extremidades do PVC, para obter melhor dissipação térmica e conforto ao RN. Além disso, lâminas de alumínio foram usadas como backlight, para promover a melhor eficiência luminosa do dispositivo.
SENSOR DE DEFORMAÇÃO À BASE DE POLÍMEROS CONJUGADOS E DISPOSITIVO ELETRÔNICO PARA MONITORAMENTO DE DEFORMAÇÃO DA PELE HUMANA E INCLUSÃO SOCIAL DE PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS (BR 10 2018 075016-0)
A presente invenção pertence ao campo dos sensores poliméricos de deformação mecânica ou extensômetro, mais especificamente, trata-se de um novo dispositivo de tecnologia flexível, elástica e sensível de deformação mecânica com aplicação no monitoramento de tensão mecânica, monitoramento de deformação e elasticidade da pele humana e na inclusão social de indivíduos com baixa mobilidade e dificuldade em se comunicar verbalmente.
SENSOR E NANOSENSOR COLORIMÉTRICO CONSTITUÍDO DE HIDRÓXIDO DE COBALTO E NANOTUBOS DE CARBONO PARA DETECÇÃO DE GLIFOSATO (BR 10 2018 071458-9)
A detecção convencional de agrotóxicos, incluindo aqueles com o ingrediente ativo glifosato, depende de equipamentos e técnicas complexas, muitas vezes demoradas e que requerem um conhecimento prévio para interpretação dos dados, o que dificulta a realização de análises e a obtenção de resultados em curto prazo e maior frequência. A elaboração de novos métodos para a detecção de glifosato que proporcionem uma rápida detecção e interpretação simples, não requerendo conhecimento prévio do analisador, ao contrário de outras formas de detecção existentes, implicam diretamente num monitoramento mais efetivo dessas substâncias, tanto no meio ambiente quanto em alimentos e outros produtos de consumo humano. Neste contexto, o desenvolvimento de sensores e nanosensores colorimétricos se torna uma alternativa viável, por permitir a realização de análises in locu, fornecendo resposta em curto prazo e de fácil interpretação, visto que consiste em uma simples alteração colorimétrica quando na presença do glifosato.
FILMES POLIMÉRICOS COM FOTOLUMINESCÊNCIAS AJUSTÁVEIS, PROCESSO DE OBTENÇÃO E USOS (BR 10 2012 033308-2)
A matéria tratada é descrita por um processo para produção de filmes fotoluminescentes a partir de um polímero alifático-aromático biodegradável, o poli(butileno adipato-co-tereftalato), bem como os produtos e usos destes filmes, principalmente em dosimetria de radiação e, quando incorporado a outros materiais biocompatíveis para aplicações biomédicas, incluindo bioimagem, na liberação controlada de fármacos, no auxílio na detecção de câncer, em engenharia de tecidos, entre outros. Estes filmes poliméricos fotoluminescentes são materiais obtidos pela indução de radiação gama de dose variável, o que resulta em fotoluminescência ajustável. Os produtos desenvolvidos com diferentes doses de radiação gama, quando excitados por fonte de luz LED ou laser apresentaram fotoluminescência diretamente proporcional à dose irradiada, o que se pode detectar por uma técnica de dosimetria utilizando meios eletrônicos simples e baratos.