Engenharias

 

 

MÉTODO E SISTEMA PARA A INSPEÇÃO DE DORMENTES FERROVIÁRIOS DE AÇO A PARTIR DA GEOMETRIA SUPERFICIAL APLICADO A UM VEÍCULO AUTÔNOMO DE INSPEÇÃO (BR 10 2022 019321-5)

A presente invenção provê um sistema e um método para a inspeção de dormentes ferroviários de aço a partir da geometria superficial aplicado a um veículo autônomo de inspeção compreendendo uma pluralidade de sensores laser, compreendendo as etapas de preestabelecer a distância máxima e a velocidade que serão utilizadas no deslocamento do veículo de inspeção durante a inspeção; captar dados a partir da pluralidade de sensores laser; armazenar os dados captados a partir da pluralidade de sensores laser em uma matriz buffer com L linhas e C colunas, a qual é preenchida de forma circular, preservando as últimas L amostras, em que L representa o número de amostras coletadas e C representa o número de sensores utilizados; identificar a presença de um dormente de aço; calcular a curvatura a partir dos valores médios das últimas L amostras lidas por um sensor laser central (S6) e dois sensores laser de extremidades opostas (S1, S11), e comparar o valor calculado com um valor preestabelecido; emitir pelo menos um sinal sonoro em decorrência do indicado na etapa V; e realizar uma marcação visual em um dormente caso seja indicada a presença de dano estrutural no dormente.

 

SISTEMA DE INJEÇÃO DE AR COMPRIMIDO EM PROCESSO DE PENEIRAMENTO (BR 10 2022 013411-1)

Dispositivo usado para aplicação de ar comprimido em sistemas de peneiramento de minério coesivo que é fabricado e montado com tubulações de aço ou material similar, constituído, conforme as figuras 01 e 02, pelo flange de alimentação (2) onde é acoplado a tubulação ou a mangueira que transporta o ar proveniente de compressores que é conduzido através dos dutos condutores (1) e então aspergidos pelos bicos de injeção (3) sobre as telas das peneiras dos processos de separação por tamanho com peneiras inclinadas, horizontais ou rotativas. O ar comprimido favorece a fluidificação do meio, impedindo a agregação de material nas telas e a formação de torrões, além de promover a limpeza dos fios das telas, elevando, assim, a eficiência do peneiramento.

 

CIMENTO POZOLÂNICO NANOESTRUTURADO COM ADIÇÃO DE ARGILA CALCINADA ENRIQUECIDA COM NANOTUBOS DE CARBONO (BR 10 2021 016774-2)

A presente invenção é da área materiais com foco em nanotecnologia e aplicação na construção civil. A mesma descreve a técnica de obtenção de argila pozolânica enriquecida com nanotubos de Carbono (NTC), para aplicação em matrizes cimentícias. O processo permite que a argila calcinada seja usada para o ancoramento de nanopartículas de metais de transição, e assim os nanotubos de Carbono são crescidos in situ de grãos de argila por deposição química da fase vapor. A argila enriquecida com NTC, chamada de argila nanoestruturada, é incorporada em substituição parcial do cimento convencional, promovendo uma homogênea dispersão dos nanomateriais na matriz de argamassa, o que melhora suas propriedades mecânicas. Assim o processo apresenta de forma inédita, um método livre de aditivos, surfactantes e processos químicos sofisticados para a incorporação de NTC em matrizes cimentícias, culminando com a formação de um novo compósito, o cimento pozolânico nanoestruturado. Este pode ser aplicável em escala de forma sustentável, contribuindo para a diminuição da utilização de cimento convencional, cuja produção é altamente prejudicial ao ambiente.

 

DISPOSITIVO EJETOR, VEÍCULO AÉREO NÃO-TRIPULADO, E, MÉTODO PARA EJEÇÃO DE EMERGÊNCIA (BR 10 2021 014008-9)

A presente invenção pertence à área de veículos aéreos não-tripulados, mais especificamente a segurança de veículos aéreos não-tripulados durante operações de inspeção e medição em locais de difícil acesso. Se trata de um dispositivo ejetor para ejeção de um sensor em um veículo aéreo não-tripulado, bem como um veículo aéreo não-tripulado compreendendo o dispositivo ejetor e um método para realizar a ejeção de um sensor de um veículo aéreo não-tripulado.

 

BANCADA PARA AVALIAÇÃO DE MECANISMOS PARA ARRANCAMENTO DE BIOINCRUSTAÇÕES (BR 10 2021 010752-9)

A bancada de arrancamento tem a função de levantar-se parâmetros ótimos operacionais para as ferramentas de limpeza de cascos de navio.

 

SABÃO DE ÓLEO DE CANOLA (BRASSICA NAPUS L. VAR. OLEÍFERA) EMPREGADO COMO REAGENTE COLETOR ANIÔNICO NO PROCESSO DE FLOTAÇÃO DE MINÉRIOS (BR 10 2020 022639-8)

Desenvolvimento de um reagente alternativo, produzido a partir do óleo de canola, para possibilitar a substituição de reagentes convencionais, como coletores sintéticos e de óleo de soja, na flotação de minerais.

 

SENSOR VIRTUAL BASEADO EM REDES NEURAIS ARTIFICIAIS PARA INFERÊNCIA DA EFICIÊNCIA ENERGÉTICA DO PROCESSO DE MOAGEM EM UM MOINHO DE BOLAS DE CIRCUITO FECHADO A ÚMIDO (BR 10 2020 014057-4)

A presente invenção provê um sensor virtual baseado em redes neurais artificiais para inferência da eficiência energética do processo de moagem em um moinho de bolas de circuito fechado a úmido, compreendendo as etapas de: definição de um período de coleta de dados amostrados e taxa de amostragem; inspeção inicial dos dados, compreendendo a identificação de tags congelados ou com informações que se remetem a equipamentos desativados em campo, em que os tags identificados são desconsiderados da base de avaliação; coleta de dados históricos em um PIMS baseada em um período de coleta e frequência de coleta previamente determinados; seleção de variáveis, compreendendo a coleta dos dados do PIMS conforme período de coleta e frequência de coleta previamente determinados; tratamento de dados faltantes, compreendendo a retirada de dados com status bad no PIMS, intervalos congelados e zerados; filtro de dados por condições do processo, compreendendo a filtragem dos dados pelo status de acoplamento do moinho e quantidade de ramais abertos na bateria de ciclones; tratamento de dados atípicos, compreendendo a retirada de outliers dos dados utilizando o método escore Z com critério de rejeição muito conservador; filtragem de dados por amostragem do produto, compreendendo a filtragem dos dados com base em análises laboratoriais do produto com uma periodicidade definida; tratamento de desvios nos dados; análise de colinearidades presentes para reduzir a quantidade de variáveis elegíveis como entradas do modelo, caso estas, aos pares, possuam fatores de correlação superiores a 90%; procedimento de simulação; e apresentação de resultados.

 

AGLOMERANTE BASEADO EM REJEITO DE BARRAGEM DE MINÉRIO DE FERRO E LÃ DE VIDRO (BR 10 2020 011235-0)

Aglomerante produzido a partir de rejeito de barragem de minério de ferro, lã de vidro, água e hidróxido de sódio, sendo capaz de produzir um ligante competente a partir de reações químicas entre o rejeito de barragem de minério de ferro, lã de vidro e o hidróxido de sódio.

 

MACHO DE CORTE PONTA HELICOIDAL COM ÂNGULO DE INCLINAÇÃO NULO OU POSITIVO (BR 10 2020 010250-8)

O macho de corte associa características da ponta helicoidal, que tem ângulos de inclinação negativos, com os benefícios da distribuição de esforços do ângulo de inclinação nulo ou positivo. Esse macho de corte permite que o benefício do direcionamento do cavaco feito pela ponta helicoidal seja mantido e associa a distribuição de força que o ângulo de inclinação determina. No rosqueamento há um problema de indentação causado pelo erro de sincronismo e esse problema é agravado pelos esforços na direção axial, a utilização de ângulo de inclinação nulo reduz esse problema através da redução dos esforços na direção axial. Os machos de corte com essa alteração geométrica podem ou não ser revestidos.

 

DISPOSITIVO PARA A PRESERVAÇÃO DA RAÍZ DO CAVACO DURANTE SUA FORMAÇÃO EM PROCESSOS COM FERRAMENTAS ROTATIVAS (BR 10 2020 007277-3)

O dispositivo afasta a ferramenta da interface cavaco/ferramenta, em uma velocidade no mínimo duas vezes maior do que a velocidade de corte, isso faz com que o processo de formação da raiz seja abruptamente parado, preservando a condição em que a raiz estava sendo formada.  Essa parada súbita permite o estudo da formação do cavaco, sendo pela análise da zona de fluxo (espessura, dureza, condições de aderência, etc...), zona de cisalhamento primaria (ângulo de cisalhamento e propagação de trincas) e também a microestrutura do cavaco junto a essas regiões. Outro fenômeno que poderá ser avaliado é a adesão durante o avanço e retorno, tanto no material da peça quanto no da ferramenta.

 

MÉTODO REAL-DUAL-FREQUENCY PARA MEDIÇÃO DE IMPEDÂNCIA CAPACITIVA UTILIZANDO CIRCUITO CONVERSOR TENSÃO-CORRENTE (BR 10 2020 005819-3)

Tecnologia desenvolvida com o objetivo de medir com exatidão a impedância capacitiva de um determinado material como solos e minérios.

 

SISTEMA DE MEDIÇÃO DE UMIDADE DE MINÉRIO APLICADO A UM TRANSPORTADOR DE CORREIA (BR 10 2020 000082-9)

A presente invenção provê um sistema de medição de umidade de minério aplicado a um transportador de correia (3) compreendendo um dispositivo sensor (1) de umidade acoplado a um suporte móvel (2), em que o sistema compreende: meios para movimentar o dispositivo sensor (1) de umidade longitudinalmente (4,40) ao longo do transportador de correia (3); e meios para movimentar o sensor (1) de umidade em duas direções ortogonais à direção do transportador de correia, sendo elas lateral e verticalmente em relação ao transportador de correia (3).

 

SISTEMA E MÉTODO PARA MEDIÇÃO DE UMIDADE DE UMA AMOSTRA DE SOLO OU MINÉRIO (BR 10 2019 016715-7)

A presente invenção está relacionada a um sistema de bancada e/ou portátil para medir, em tempo real, a umidade de minério de ferro. A técnica da presente invenção realiza a medição de umidade de uma amostra de solo ou minério por meio de variações de impedância de uma amostra com densidade aparente padronizada pelo próprio sistema, o sistema compreendendo meios para comprimir (2) a amostra até que a mesma atinja uma densidade aparente predeterminada e meios para medir (12, 14) a umidade da amostra em um estado comprimido. A presente invenção ainda provê um método associado ao sistema acima mencionado.

 

VIGA DE AÇO DE ALTO DESEMPENHO (BR 10 2019 014177-8)

É uma viga de aço originalmente criada para ser alternativa de apoio de lajes com forma de aço incorporada (steel deck).

 

PROCESSO DE PRODUÇÃO DE BRIQUETES DE MINÉRIO DE FERRO COMPREENDENDO REJEITO DE MINERAÇÃO (BR 10 2019 009592-0)

A presente invenção se refere ao reaproveitamento de rejeitos de mineração de ferro para produção de briquetes por processo de compactação empregando misturas desses rejeitos com finos de minério de ferro e silicato de sódio líquido como agente aglomerante. Os briquetes são submetidos a processo de cura a uma temperatura de 250°C a 550°C, por um período de 20 a 40 minutos. Assim, o processo é realizado sob baixa temperatura de cura e não há utilização de carvão mineral e nem de carvão vegetal na composição dos briquetes. Os briquetes produzidos são adequados para uso em reatores de redução.

 

SISTEMA DE ANÁLISE POSTURAL E ELETROMIOGRÁFICA (BR 10 2019 002189-6)

Sistema para instrumentar atletas para análise postural (sistema inercial) e muscular por eletromiografia. Com o sistema desenvolvido serão analisadas posição angular tridimensional em 8 pontos distintos e eletromiografia em 12 pontos em tempo real. Todos os módulos inerciais e o eletromiógrafo de 12 canais enviam as informações sem fio através de uma rede local, onde se tem 9 emissores (8 unidades inerciais e 1 Eletromiógrafo de 12 canais) e 1 receptor que coordena a ordem de envio dos emissores. Com a invenção será possível atuar na melhoria de desempenho dos atletas e elaborar diagnósticos mais precisos para auxilio no tratamento e na prevenção de lesões.

 

SISTEMA CONFIGURÁVEL DE MOLAS TRABALHANDO Á TRAÇÃO APLICADO EM VÁLVULA DE RETROLAVAGEM DE FILTROS DIVERSOS (BR 10 2018 069763-3)

O sistema configurável de molas trabalhando à tração aplicada em válvula de retrolavagem de filtros diversos pode ser utilizado em múltiplos processos simplificados de filtração, como no tratamento de águas pluviais, de águas cinzas e de águas de nascentes. O sistema configurável de molas permite que o funcionamento da válvula seja automático e regulado pela carga hidráulica atuante sobre esse sistema de molas. Como o sistema configurável de molas trabalhando à tração se encontra do lado externo da válvula de retrolavagem, essas molas não ficam submersas no fluido a ser filtrado, o que evita a corrosão do material, e consequentemente, resulta em uma maior durabilidade do sistema de molas. As vantagens de utilização do sistema configurável de molas trabalhando à tração aplicada em válvula de retrolavagem de filtros diversos são: A diversidade de configurações das molas que permitem regular a frequência do processo de retrolavagem de acordo com as características da água bruta e com a qualidade da água filtrada desejada conforme o uso previsto para o efluente; a possibilidade de utilizar jogos de molas com coeficientes de elasticidades diversos adequados aos requisitos do sistema de filtração a facilidade de adaptação da válvula a diferentes vazões e cargas hidráulicas; a simplicidade no processo de substituição das molas; o aumento da vida útil da válvula devido ao posicionamento externo das molas o que reduz sua deterioração; a possibilidade de desenvolvimento de ábacos para fornecer todas as informações necessárias ao usuário, de modo que ele possa escolher a melhor configuração de molas, atendendo às suas necessidades; o aumento da vida útil do meio filtrante, já que a retrolavagem promove a limpeza dos filtros, evitando a colmatação de seus poros; a baixa necessidade de operação por parte do usuário; a garantia da eficiência do processo de filtração; a não utilização de energia elétrica no processo de retrolavagem dos filtros; e o baixo custo de implantação do sistema.

 

CONCRETO TERMO ISOLANTE (BR 10 2018 010193-5)

A presente invenção se refere a uma nova composição de concreto que compreende rejeitos de fibra de vidro e aditivo incorporador de ar. O concreto da presente invenção apresenta desempenho termo isolante muito superior aos concretos produzidos convencionalmente. A presente invenção se destina, principalmente, à indústria da construção civil, em aplicações não estruturais para isolamento térmico. O uso de rejeitos de fibra de vidro diminui o consumo de agregados naturais e permite a utilização de rejeitos de custosa disposição.

 

PROCESSO PARA A EXTRAÇÃO DE OURO (BR 10 2018 000713-0)

A presente invenção propõe um processo de ustulação sulfatante para liberação do ouro, associado a óxidos de ferro, principalmente Fe2O3, para que em seguida possa ser lixiviado com cianeto de sódio para a extração do ouro. O material sulfatado, cujos óxidos foram convertidos a sulfatos, segue para uma etapa de lixiviação em água para solubilização dos diversos sulfatos. A solução contendo sulfato férrico passa por um processo de hidrólise para produção de hematita e regeneração do ácido sulfúrico. Sulfatos de magnésio e sulfato de amônio podem ser igualmente produzidos e comercializados para a indústria de fertilizantes. Neste contexto, o novo processo aqui proposto implica na liberação do ouro disseminado em matriz de óxidos de ferro e geração de diversos outros produtos, para consumo interno e externo, viabilizando os investimentos no próprio processo para o tratamento de minérios de ouro.

 

TREFILA DE LABORATÓRIO COM SISTEMA DE CONTROLE, ACOMPANHAMENTO EM TEMPO REAL E AQUISIÇÃO DE DADOS DE PARÂMETROS DE PROCESSO (BR 20 2016 001761-6)

As trefilas industriais normalmente são de grande porte e não são projetadas com sistemas que permitam a aquisição de dados, o que dificulta o monitoramento dos parâmetros de processo. Além disso, os ensaios de trefilação em laboratório são realizados, em sua grande maioria, em máquinas de tração convencional adaptadas. Como resultado, as velocidades de trefilação aplicadas são bem diferentes daquelas praticadas industrialmente. Esse equipamento permite a simulação física da trefilação e aquisição dos dados de processo com parâmetros muito próximos daqueles praticados industrialmente e em ambiente de laboratório. Além de permitir que se trabalhe com velocidade variando de 0,1m/s a 3,5m/s, o equipamento pode trefilar arames com 6,5mm de diâmetro até diâmetros menores que 3,0mm, para materiais ferrosos e não ferrosos. O sistema de monitoramento permite a geração de relatórios para posterior análise do processo e acompanhamento gráfico dos parâmetros em tempo real, quais sejam: velocidade de trefilação, esforço de trefilação, temperatura do fio trefilado, temperatura na fieira e tempo do ensaio. Além disso, o sistema permite acompanhar os dados do sistema de acionamento da máquina como: corrente do motor, número de rotações por minuto, potência e torque em tempo real, possibilitando avaliar e otimizar o consumo de energia.

 

SISTEMA PARA COMPENSAÇÃO DOS ERROS DE SINCRONISMO NO PROCESSO DE ROSQUEAMENTO (BR 10 2015 011183-5)

A presente invenção refere-se a um sistema auxiliar do processo de rosqueamento interno que substitui outro sistema auxiliar que é o cabeçote flutuante. Tal sistema tem como finalidade compensar pequenos erros do passo programado e de sincronismo, que é muito comum e em alguns equipamentos essa falta de sincronismo inviabiliza o ciclo de rosqueamento sem a utilização do cabeçote flutuante. Esse sistema auxiliar (mesa flutuante) surgiu da necessidade em medir o torque e as forças na direção de avanço do macho de corte no rosqueamento interno com macho, já que os dinamômetros rotativos convencionais não são preparados para a fixação de sistemas como o cabeçote flutuante. A mesa flutuante se mostra como uma excelente alternativa para trabalhar com dinamômetros durante o rosqueamento e conseguir utilizar o sistema de compensação de erros de sincronismo e consequente anulação das forças na direção de avanço durante o processo. A flutuação do sistema baseia-se na deformação sofrida pelas molas durante o processo. Essa deformação e consequente deslocamento são exclusivamente em uma direção. As molas garantem que pequenos erros sejam compensados pela deformação.

 

SISTEMA DE MONITORAMENTO DO SOLO E DE CONTROLE DE IRRIGAÇÃO (BR 10 2013 013220-9)

A presente modalidade da invenção refere-se a um sistema para monitorar a temperatura, o teor de água e a salinidade do solo. Com base nestes dados, o sistema atua no acionamento de sistemas de irrigação e de fertirrigação.

 

METODOLOGIA PARA MEDIÇÃO E RECONHECIMENTO DE DANOS ESTRUTURAIS EM DORMENTES METÁLICOS (BR 10 2012 016206-7)

O monitoramento e manutenção dos dormentes defeituosos é de fundamental importância para a prevenção de acidentes. A detecção prematura de trincas permite que os dormentes danificados sejam substituídos, evitando a ocorrência de ruptura completa e minimizando o efeito de sobrecarga nos dormentes adjacentes. A presente invenção apresenta uma metodologia para a detecção de fraturas em dormentes de aço a partir de medidas de vibração mecânica propagada no aço e acústica no ar com aplicação das mesmas para o diagnóstico da existência de trincas em dormentes de aço.

 

PROCESSO DE OBTENÇÃO DE FERRO ESPONJA E DE FERRO GUSA (PI 1102449-6)

A presente invenção compreende um processo que utiliza o biogás, obtido a partir de resíduos sólidos de animais e de lixo orgânico, para a produção de ferro esponja, em reatores de redução direta e ferro gusa em altos-fornos, como substitutivo do gás natural e/ou carvão mineral e carvão vegetal pulverizados.