INPI emite certificado de registro para software desenvolvido pela UFOP

Junho 12, 2017
reg. software
O INSTITUTO NACIONAL DA PROPRIEDADE INDUSTRIAL expediu o Certificado de Registro de Programa de Computador, válido por 50 anos a partir de 1º de janeiro subsequente à data de criação. O programa intitulado Health-History foi desenvolvido em JAVA, PHP pelos autores Filipe Nunes Ribeiro, Rafael Ferreira Camarda, Sergio Evangelista Silva e Vicente José Peixoto de Amorim. O Health History é uma plataforma moderna e inovadora que permite o acompanhamento diário de importantes indicadores de saúde tais como: pressão sanguínea, batimentos cardíacos, glicemia e peso. Tais indicadores, chamados de Biodados, podem ser inseridos pelo usuário em uma aplicação móvel Android de fácil utilização que se comunica com equipamentos de saúde, sendo em seguida enviados automaticamente para uma conta do usuário acessível através de um site WEB. O acesso WEB permite, de maneira segura, acompanhar em detalhes a variação dos Biodados ao longo do tempo, oferecendo ferramentas para a busca em períodos específicos, além da exibição do histórico em gráficos ilustrativos. Espera-se que o sistema possa auxiliar tanto pacientes quanto médicos no acompanhamento dos Biodados de forma completa, fornecendo mais artefatos para a definição mais precisa de doenças, especialmente diabetes e hipertensão, além da prescrição de medicamentos que mais se enquandrem ao perfil do paciente. O sistema registrado junto ao INPI faz parte do paradigma desenvolvido pelos pesquisadores denominado Gestão da Informação no Ciclo de Vida dos Agentes, que possui como pressuposto básico o desenvolvimento de aplicações que permitam a gestão da informação de agentes (pessoas; automóveis; projetos;...) ao longo do seu ciclo de vida. O Health History tem como propósito permitir a gestão das informações de saúde de pessoas. Todavia, no futuro, esta pesquisa tende a se desdobrar no desenvolvimento de módulos referentes a outros contextos da vida humana, tais como estudantil, trabalhista, dentre outros. Pelas regras do instituto, o código fonte do programa ficará sob sigilo no INPI por 10 anos.